31 março | Dia Mundial do Backup

Tal como qualquer instituição, que dependa diretamente do recurso à eletricidade para o seu bom funcionamento, precisa de um gerador elétrico e, também tu, caso tenhas arquivos e documentos importantes guardados nalgum dispositivo eletrónico, deves ter um plano B. Perder esses ficheiros tão importantes não será, certamente, uma experiência agradável. 😅

Coincidência ou não, o conceito que vai ser a base do teu plano B começa exatamente pela mesma letra e tem o nome de Backup. E hoje, dia 31 de março, é uma data muito importante para ele! (Marca, no nosso calendário, o dia mundial do Backup. Vamos fazer de conta que todos sabíamos disto🤫) 

Impõem-se, no entanto, várias questões:

O que é um backup? De que forma me vai ajudar? Como o posso fazer? A equipa GTN está a postos para te tirar todas as dúvidas!

Essencialmente, um backup, tal como a sua tradução portuguesa “cópia de segurança” nos indica, é uma medida eficaz de salvaguardar, através de uma cópia, a existência dos nossos arquivos mais importantes como fotografias, documentos de trabalho, dados de acesso e e-mails. E não faltam motivos para o fazeres! 

Além do perigo constante que corremos ao navegar na internet, devido à frequência a que ocorrem os ataques cibernéticos, os computadores e os telemóveis podem avariar a qualquer momento, quer por motivos de fabrico, quer face à instalação de malwares. A quantidade de material informático que é roubado ou perdido também não é de descurar. Fazer uma cópia de segurança dos teus dados funcionará melhor que um seguro ou uma garantia pois, apesar de não garantir a recuperação do dispositivo, permite-te resgatar os teus tão valiosos ficheiros informáticos. 

Existem várias formas para o fazeres: 

Recorrer a um disco externo

Esta é, provavelmente, a forma mais popular de fazeres um backup. A ideia é simples e consiste em juntar todos os arquivos a serem salvos e fazer uma cópia dos mesmos para o disco externo, via USB. Isto não quer dizer que é 100% seguro, aliás, nada o é. Naturalmente, os discos externos podem estragar-se fisicamente e tal como em relação ao teu computador, deves tomar várias precauções na sua utilização e manuseamento. 

Backup na nuvem 

Já bastante conhecida (temos uma publicação nas nossas redes sociais sobre ela) a “nuvem” é um instrumento seguro para fazer backup dos nossos dados.  Ela consiste numa rede global de servidores remotos que estão interligados e foram concebidos com a intenção de, entre outros, armazenar e gerir dados. Apesar de não servir exclusivamente o propósito de um backup, a cloud adequa-se à sua finalidade. Podes armazenar os teus documentos em serviços como a Dropbox e o Google Drive. 

Serviços na internet

Existem vários serviços online ou aplicações que têm vindo a alcançar alguma popularidade e que servem o mesmo propósito. São, grande parte das vezes, métodos low-cost mas que oferecerão proteção sobre os teus dados. 

Não haverá melhor dia que o de hoje para te começares a proteger e fazer o backup dos teus dados! Conseguimos ajudar?

Conecta-te à GTN!

#gtn #comunicaçoes #backup #dados #ficheiros #rede #internet #serviços #segurança #tecnologia #computadores