O que é e como funciona o conhecido “Roaming”?

Provavelmente já ouviste falar nele, mas nunca procuraste saber o que significava. Talvez por te soar a algo complicado ou por simplesmente não teres interesse em saber mais sobre este conceito. Entendemos que assim seja, mas é possível que chegue o momento em que vai dar um “jeitaço” teres lido este artigo, principalmente se estiveres a planear uma viagem para fora do país! (Spoiler: pode salvar-te de muitas dores de cabeça e de uma conta bem grande para pagar) 

Roaming refere-se à extensão de um serviço de rede sem fios que é ativada fora da sua área de cobertura, ou seja, longe da localização em que foi registada. Permite que um dispositivo móvel, por exemplo o teu smartphone, tenha acesso à Internet e a outros serviços móveis como receber ou fazer chamadas telefónicas e trocar SMS’s. Estes serviços são, habitualmente, prestados pelas operadoras através de acordos de cooperação com operadoras internacionais, com outros países ou, no caso de Portugal, com a União Europeia. Os serviços de roaming são normalmente incluídos em pacotes de serviços específicos para quem viaja, mas em alguns países o roaming nacional é também uma hipótese. 

Mas, na prática, como funciona exatamente? 

Ao saíres da tua área de cobertura, o teu telemóvel continuará os seus esforços para se ligar a redes próximas e, mediante este fator, as redes externas às quais o teu dispositivo se tenta conectar, vão tentar, por sua vez, descobrir a rede doméstica deste “intruso”. No caso de haver compatibilidade entre as operadoras em uso, definida pelos tais acordos referidos acima, a rede do visitante pedirá mais informações da rede doméstica utilizando o IMSI (em português, Identidade Internacional do Assinante do Serviço Móvel), um código internacional que identifica a linha da tua operadora.

“Que cuidados devo ter antes de viajar?”

Para evitar ser surpreendido por taxas indesejadas deves, sobretudo, entrar em contacto com a tua operadora de modo a aconselhares-te acerca dos preços das comunicações de voz e dados móveis. A consulta da cobertura do país de destino também é um passo importante na análise que deves fazer. No caso do nosso país, quando em viagem para países pertencentes à União Europeia, ou para a Islândia, Noruega e Liechtenstein, os minutos, sms, mms e videochamadas são taxados de acordo com as condições do teu tarifário em Portugal, exceto alguns tarifários específicos que estão sujeitos a uma Politica de utilização Responsável.

Podes optar por ter um tarifário pré-pago ou um pós-pago para fazer comunicações em Roaming. Quanto à primeira opção, as comunicações que fazes ou recebes são descontadas do saldo que tens disponível, sempre que aplicável. (Antes de viajares deves confirmar se o roaming automático está disponível no teu país de destino.) Na segunda escolha, os custos das comunicações são, normalmente, apresentados na tua fatura, no momento de fazeres o pagamento. 

Esperamos ter ajudado!

Conecta-te à GTN!

#gtn #comunicaçoes #telecomunicações #dados #rede #internet #serviços #roaming