A evolução da rede móvel

Foi percorrido um longo caminho até chegarmos à tecnologia que temos disponível hoje e a coisas que, atualmente, tomamos como garantidas. Servem de exemplo os dados móveis que nem sempre foram uma realidade. 

A nossa viagem começa nos loucos anos 80 onde a primeira geração, conhecida (ou não, face à sua longevidade) pelo 1G, começou a ser usada e desenvolvida com o propósito de facilitar a comunicação através de chamadas telefónicas. Havia, no entanto, vários problemas com esta nova tecnologia… Digamos que aquilo a que se propunha não era propriamente bem conseguido. O ruído era constante e a qualidade da chamada de voz era baixa devido às constantes interferências. A internet móvel era praticamente inexistente e, nos casos raríssimos em que fosse possível ter acesso, realizar tarefas como o download de um filme, podiam durar dias! Nem parece verdade, não é?

É nos anos 90, mais concretamente em 1993, que a tecnologia 2G é introduzida e com ela chegam serviços como as SMS, o conteúdo multimédia (ainda que muito restrito) e o acesso à internet. Isto tudo exclusivo à população de países bastante desenvolvidos da época. A qualidade de voz nas chamadas passou a ser substancialmente melhor e, no final desta geração, começou a ser possível descarregar imagens e sons, ainda que de forma bem limitada. A popularidade dos dispositivos 2G era muito elevada, pois o seu custo era menor quando comparado aos seus precedentes. 

Só nos anos 2000 a 3G se torna numa realidade e com ela surge uma revolução no estilo de vida da população mundial. É associado à tecnologia 3G que é feita a transição para “smartphones”, inexistentes nas gerações anteriores. A possibilidade de transferir dados aumentou de forma exponencial e passamos a ter dispositivos capazes de fazer transmissão de vídeos em tempo real. É justo, portanto, dizer que é graças às redes 3G que hoje temos tantos recursos disponíveis à distância de um toque no “pequeno ecrã”. 

Já acostumados a uma relativa facilidade de acesso a conteúdos a partir do nosso telemóvel surge a 4G, ainda a geração mais comum e presente numa parte considerável dos dispositivos, e finalmente a nossa viagem chega então à sua mais recente atualização, o enigmático 5G! Esta nova tecnologia apresenta várias novidades e tem sido, motivada pelo contexto pandémico vivido ao longo dos últimos 2 anos, vítima de várias teorias da conspiração. 

Estamos gratos que a tecnologia tenha chegado a este ponto. Facilitou a nossa vida e permitiu que a humanidade alcançasse vários feitos que sem esta capacidade de nos conectarmos uns com os outros seria impossível. Resta manter-mo-nos ligados à espera que novas maravilhas cheguem até nós. 

Até lá…

Conecta-te à GTN!