A comunicação foi revolucionada pela tecnologia, todos o sabemos, mas, quando os primeiros passos começaram a ser dados, poucos sabiam o quão longe iríamos chegar.
Este “boom” na forma como comunicamos surge associado à evolução tecnológica. O telefone e o brilhante conceito por detrás das primeiras chamadas telefónicas deram o mote para o virar de página, que se verificou no modo como passamos a interagir e na facilidade que temos em comunicar à distância. Com isto, na reta final do século XIX, surge o conceito de telecomunicações, relacionado com as primeiras experiências com o telefone em 1877. (Sim, não nos enganamos, neste ano já se faziam as primeiras experiências com um telefone 😀). Diz-se ainda que o início desta jornada em Portugal se deu em Lisboa, numa chamada telefónica que ligou Carcavelos à central do Cabo.
Mas, para já, vamos focar atenções nas telecomunicações e, para isso, colocamos a seguinte questão: Como podemos definir o conceito de “telecomunicações”?
É bastante simples na realidade. As telecomunicações envolvem a transmissão de informação, que podemos interpretar como comunicação na sua generalidade, a longas distâncias, geralmente por meio de ligações eletrónicas. Nesta vertente da comunicação, a informação é transmitida através de aparelhos que façam uso de cabos, fios, sinais analógicos ou sinais digitais. Por exemplo, quando telefonamos à nossa irmã que acabou de chegar de uma viagem para outro país, utilizamos uma “telecomunicação”. Uma simples navegação na internet através do nosso smartphone é uma também é uma “telecomunicação”, seguindo o exemplo dos meios mais tradicionais como a rádio e a televisão.
Em Portugal a viagem prossegue com a fundação da Rádio Marconi que, em 1925, passou o serviço de telefonia sem fios, que atingiu nos 50’s, 60’s e 70’s o seu auge, após um período de estagnação causado pela 2ª guerra mundial. À medida que o telefone foi evoluindo surge a tão famosa “caixinha mágica” que ganhou o nome de televisão. É em 1955 que a RTP começa a desbravar o trilho do mundo televisivo em Portugal e abre novos horizontes ao que seria a principal fonte de entretenimento dos portugueses durante décadas.
A evolução comunicativa no país continua também noutras vertentes e todos sabemos o que vem a seguir. A magnífica internet apareceu no nosso país no outono de 1991 através do projeto “Serviço IP” da FCCN, então designada Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais de Cálculo Científico e o resto é história!
Atualmente, são vários os serviços que temos disponíveis quando contratamos uma nova operadora. Temos acesso a canais de televisão, dados móveis, tecnologia “wireless” na nossa casa e serviço de telefone. A comunicação traçou um longo caminho desde o início da humanidade e não vai parar por aqui! Só assim temos a possibilidade de nos mantermos ligados.
Conecta-te à GTN!
#gtn #comunicaçoes #telecomunicações #dados #rede #internet #serviços #tecnologia