Alguma vez te perguntaste sobre as evoluções tecnológicas que foram mais essenciais para podermos comunicar e receber informação, atualmente, de forma tão rápida e eficiente? Provavelmente já ouviste falar dela, mas não entendes bem o seu conceito. A fibra ótica consiste num fio extremamente fino de material transparente (vidro ou plástico), que transmite informação, a longas distâncias, através de um feixe de luz no seu interior. (Um cabo de fibra ótica pode conter centenas de fibras de diâmetro semelhante ao de um cabelo humano. 😯) Parece complicado? Não é, mas de qualquer forma a equipa GTN vai esclarecer todas as dúvidas em torno destes “fios” mágicos.
Pode ser encarada como o “coração” das telecomunicações, dada a sua importância, mas como apareceu?
Bem, a resposta é simples. O “boom” na comunicação trouxe a nu a enorme necessidade de se transmitir informação de uma maneira bem mais veloz do que o habitual e, como tal, novos investimentos em tecnologia foram feitos. Em Portugal, a fibra ótica surgiu nos anos 90, acompanhando o aparecimento da internet, e é aí que as telecomunicações no nosso país começam a caminhar a passos largos para aquilo que é hoje. Aqui, os serviços de imagem e de dados juntaram-se ao telefone e ao “velhinho” fax. Desde então a aposta recaiu sempre sobre esta tecnologia, muito devido à garantia de um nivel elevado de fiabilidade no que diz respeito à transmissão de sinais, que passou a ser feita com melhor qualidade e em maior quantidade.
A sua notoriedade não foi alcançada, no entanto, através de apenas esta vantagem. Desde a sua instalação até à sua utilização, a fibra ótica é um poço de benefícios.
Alta velocidade
A fibra ótica é a opção ideal para teres uma internet veloz em tua casa. Para além de uma transmissão de dados muito eficiente, a sua alta velocidade é uma das suas principais vantagens. Esta diminui o tempo dos downloads e garante uma maior estabilidade e velocidade da conexão.
Poucas interferências
Não existem interferências de frequências de rádio, dado que os seus dados são transmitidos através de um feixe de luz no seu interior. O conceito é totalmente diferente de outros tipos de transmissão, como os fios de cobre..
Fácil instalação
Os cabos de fibra óptica, por possuírem diâmetros menores do que os cabos de cobre e por serem mais flexíveis, são considerados mais fáceis de transportar e manipular, tornando a instalação mais fácil e rápida para os profissionais.
Elevada capacidade de transmissão
Um sistema de transmissão por fibra ótica pode apresentar uma largura de banda na ordem das centenas de GHz, o que é equivalente a mais de 6.000.000 canais telefónicos convencionais
Conecta-te à GTN!
#gtn #comunicaçoes #telecomunicações #fibraotica #dados #rede #internet #serviços #tecnologia